Três dicas que vão te ajudar a adicionar bons hábitos de vida. - O Espaço - Equilíbrio, empatia e prática Três dicas que vão te ajudar a adicionar bons hábitos de vida.

Três dicas que vão te ajudar a adicionar bons hábitos de vida.

2015/10/08 | Nenhum comentário | |

Da pra mudar sim! O espaço

Tentar acrescentar algo legal em nossa rotina não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, pode ser muito trabalhoso e quando não dá certo chega a ser frustrante. As vezes parece que não é nem possível. Nossa vida é aquilo e pronto. Mas todos temos a capacidade de mudar para melhor. Existem maneiras de tornar o processo mais suave, ao mesmo tempo que é mais eficaz e duradouro. A verdade é que nosso cérebro não responde a mudanças abruptas, precisamos encontrar um processo suave e consistente. Separei três dicas que, apesar de pouco conhecidas, são muito valiosas. Aproveite, use, abuse e divida com quem precisa! 


Dica 1: Apenas comece.

A gente sempre espera o dia certo, o momento ideal, a situação mais adequada  para começar a fazer alguma coisa diferente. “Na segunda-feira eu começo essa dieta”. Temos planos para o ano novo. Meu último chocolate, a partir de amanhã sou um novo alguém”. Essa ideia é falha de várias maneiras. Não existe situação perfeita para se fazer nada, vai haver sempre um detalhe fora dos planos. Não existe momento certo que não seja agora. Ao esperarmos, na verdade, estamos cedendo a uma vontade, desejo ou muitas vezes preguiça, uma reação não pensada de se satisfazer apenas naquele momento. O nosso instinto é sempre voltado para o agora. E para satisfazer o nosso lado racional, nós nos justificamos, aceitando a desculpa que no futuro será melhor hora. Dessa forma a consciência fica mais ou menos tranquila. O problema é que no futuro este mesmo instinto de momento estará lá. Você ainda vai ter vontade de acender aquele cigarro na segunda. Sendo assim, porque não começar de uma vez? É melhor começar fortalecendo seu poder de decisão do que fortalecendo a auto-enganação.

Imagine o seguinte. Você espera a melhor hora, inicia o processo cheio de motivação e, de repente, você comete um pequeno deslize, o que acontece? A tendencia é esperar novamente uma situação para retomar tudo e este intervalo será usado para mergulhar ainda mais nas fraquezas, do tipo: Ah, já bebi ontem, então vou encher a cara hoje e na segunda volto com foco total. Assim, as promessas de ano novo são jogadas para o próximo ano e para o próximo... No fim, vai faltar algo muito importante à sua caminhada: consistência. Evite essa armadilha, just do it! Na dúvida, fazer é sempre melhor do que não fazer. Apenas comece, do jeito que der.


Dica 2: Devagar e Sempre.

Também é comum de se ver pessoas tentando transformar sua vida da noite para o dia. Dormir Garfield e acordar 
Schwarzenegger. “Decidi sair da Corrida dos Ratos, agora sou o Silvo Santos”. Não precisa nem dizer que esse tipo de coisa não da certo né?! Quero dizer, em alguns casos, um choque pode funcionar com determinadas pessoas, mas no geral isso vem de uma motivação passageira, uma chama que brilha muito, mas que se apaga. Apaga em um dia, uma semana ou um mês quem sabe. O importante é que quando se apaga, o que fica é um sentimento de frustração muito grande, de incapacidade e em seguida de conformismo.  E aí estamos piores do que antes. “Eu sou assim mesmo, não posso mudar”. Cara, você pode sim. Tem pessoas com a mesma capacidade mental que você fazendo coisas incríveis por aí! Tem gente por aí vencendo doenças graves, tem gente por aí viajando para o espaço, tem gente por aí superando seus limites dia após dia. E você vai me dizer que não é capaz de ter uma vida melhor? Basta fazer as coisas de maneira correta.

O primeiro passo é reconhecer a sua situação atual. Você não é descontrolado com o seu dinheiro, você está assim agora. A partir disso, trabalhar pra melhorar. Elimine a sua ansiedade. Um dia de cada vez. Lembre-se que a disciplina é sempre melhor que a motivação. Um deslize pode vir a acontecer, não o deixe te abalar, retome o seu caminho no mesmo instante. Você não precisa ser um chato. A mudança que vem da reatividade é diferente da mudança que vem da consciência. Adicione 0,001% de algo positivo na sua rotina todo dia e você verá um resultado sólido no longo prazo, com bases fortes. Nunca deixe de crescer um pouquinho na direção que você quer. Todo dia. Assim se faz a mudança.



Dica 3: Exercite a tomada de decisões positivas

Essa dica é simples, porém extremamente poderosa. Nosso cérebro é como um músculo. O que você exercita se fortalece. Exercite as pequenas coisas, para ter força quando precisar de uma decisão maior. Exercite sua força de vontade para ter o controle da sua vida. Quando você estiver entre lavar um prato e deitar na cama, lave o prato. Cada vez que você não se entrega, você se fortalece. Comece pelas coisas pequenas, em pouco tempo já notará a diferença. Ganhe poder em cima dos desejos momentaneos. Cada vez que você vencer um pequeno hábito ruim, você ganha um pouco mais de controle. Quando precisar se vestir para dar uma corrida, será mais fácil derrotar a preguiça. Você estará mais forte. Não tem segredo. Não tem mágica. Tudo é prática. Tudo é exercício. Com muita tranquilidade a você ganhará mais protagonismo e muito mais qualidade de vida.


Gostou? Espero que possamos subir um degrau todo dia!
Para mais reflexões, assine nossa Lista Vip!

Grande abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário