O corpo copia a mente e a mente.. copia o corpo! - O Espaço - Equilíbrio, empatia e prática O corpo copia a mente e a mente.. copia o corpo!

O corpo copia a mente e a mente.. copia o corpo!

2016/02/01 | 2 comentários | |

corpo e mente, paz de espírito

Hoje venho trazer um post curtinho com uma dica excelente para situações de nervosismo, ansiedade e estresse em geral.

Você já reparou como fica o nosso corpo em um momento de grande tensão?

Ombros rígidos, maxilares travadas, tremulações, suor frio, enfim.. Sabe do que estou falando, certo? Diversos podem ser os sinais e você, com certeza, já experimentou essa sensação em algum momento da sua caminhada.

Isso é o corpo copiando a mente.


Em um vestibular, durante um exame de habilitação, uma entrevista de emprego quem sabe. Qualquer situação, enfim, que a gente julgue muito importante de alguma forma, a tensão pode aparecer forte.

Às vezes se trata de um momento que a gente se preparou muito pra fazer bonito. Muita expectativa envolvida. E o peso da ansiedade chega distorcendo tudo.

Algumas pessoas travam ou desmaiam.

Mas o interessante de tudo isso é que o contrário também é verdadeiro!


A mente copia o corpo.


Percebe onde quero chegar? O corpo copia a mente e a mente copia o corpo. Ou seja, se o estresse mental faz o meu corpo se enrijecer, o relaxamento corporal, por outro lado, ajuda a tranquilizar a mente, diminuindo a tensão e ajudando para que eu não perca o controle da situação.

E isso não é só verdade quando somos colocados a prova. A estrutura física reflete o estado mental em tudo. Com muita precisão. E vice-versa. Então relaxar e cuidar do corpo é uma boa saída para diversas situações. Principalmente no estresse do dia-a-dia que vai se acumulando.

E como segurar essa onda?


Normalmente mal percebemos que estamos “travadões”. O primeiro passo é olhar pra dentro de si. Reconhecer os elementos do nervosismo no próprio corpo. E então começar a relaxar os músculos. Relaxar o ombro, o maxilar, as mãos e acalmar a respiração. Descruze as pernas. Perceba os nós na musculatura das costas, do pescoço e de outras regiões.

Controle a respiração por um instante. Inspire por 4 segundos, segure por mais 4 segundos e expire também em 4 segundos. Mantenha a concentração nesse processo e vá repetindo até ficar mais tranquilo. Olha para cima. Faça uma contagem regressiva.

Sinta o sua estrutura se acalmando, mantenha o foco e perceba o processo. 
Então você verá que a mente também se acalmou.

Sem perceber, o corpo estava travado. Sem perceber, a mente se acalmou.


O que achou dessa dica? 
Inscreva-se na lista VIP para mais!

Grande abraço.



2 comentários:

  1. Achei ótima a postagem! Creio que, também, utilizando esse método de relaxamento como um exercício diário... fazendo uma introspecção ou meditação, podemos controlar o nervosismo com mais facilidade! Eu acredito totalmente nisso...
    http://www.penapensante.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, Filipe!
      Também acredito 100% nisso. Meditação é excelente.

      Volte sempre!

      Excluir