Janeiro Branco: Precisamos falar de saúde mental. - O Espaço - Equilíbrio, empatia e prática Janeiro Branco: Precisamos falar de saúde mental.

Janeiro Branco: Precisamos falar de saúde mental.

2017/01/16 | Um comentário | |



Olá!

Você já ouviu falar da iniciativa Janeiro Branco? Trata-se de um projeto idealizado e realizado por profissionais da Psicologia para falar de um assunto importante e delicado. Para quebrar alguns mitos e mostrar as pessoas que todos nós precisamos cuidar da nossa mente. O Janeiro Branco quer falar com você sobre saúde mental.

A iniciativa chega a ser uma questão de utilidade pública: as pessoas estão sofrendo, mas não procuram ajuda por sustentar um velho preconceito.  Como se zelar pela saúde mental fosse algo reservado às patologias. E, assim, criamos um mundo coletivamente mais doído. De vidas frustradas, relações depreciativas e descontrole emocional.

Interessante demais, não é? E nada como ter alguém da área pra conversar com a gente respeito! Quero compartilhar com você a Segundinha do O Espaço de hoje, que traz a psicóloga Ana Carolina da Vínculo – Psicologia Clínica e Consultoria, falando sobre o Janeiro Branco e nos dando algumas boas dicas.

Caso você não conheça, a Segundinha é a nossa Newsletter semanal, que traz toda segunda de manhã uma dica, uma reflexão ou uma inspiração para os assinantes do blog. Sempre um conteúdo rápido, simples e de valor =))

Você pode fazer parte gratuitamente deixando o seu e-mail aqui (lembrando que respeitamos a sua privacidade e não enviamos nenhum tipo de spam).

Participe da comunidade via email

* indicates required


Sem mais delongas, vamos lá:

Segundinha, por Ana Carolina: Janeiro Branco


Olá pessoal,

Ana Carolina aqui, fui convidada pra estrear a coluna de visitantes da segundinha *rs, sou psicóloga e hoje venho falar de uma campanha muito bacana que está acontecendo, que é a campanha do Janeiro Branco. Já ouviu falar?

Ela surgiu por iniciativa de psicólogos, com a intenção de usar o mês de Janeiro para falar sobre saúde mental. Se assemelha às campanhas Outubro Rosa Novembro Azul que são campanhas de conscientização sobre o câncer, de mama e próstata. A primeira edição do Janeiro Branco foi em 2014 e com o passar dos anos tem ganhado mais visibilidade e força.

A proposta é chamar a atenção de todos para saúde mental e emocional, promovendo reflexões, discussões e ações que instiguem questionamentos sobre o modo de vida, relacionamentos, emoções e bem estar.

Tem como objetivo mostrar que a saúde mental é uma parte imprescindível para a nossa felicidade e que é possível se informar e cuidar dessa área, se comprometendo, assim, com a construção de uma vida mais plena e realizada.

A saúde da mente engloba muitas coisas além de transtornos mentais, inclusive a campanha também tem a intenção de desmistificar esse conceito de que a saúde mental se relaciona apenas com patologias.

Campanha Janeiro Branco


Para você, o que é ter saúde mental? Tem cuidado da sua?

Alguns questionamentos podem nos levar a mudanças e ações em um sentido melhor na vida psicológica. Como por exemplo:

- Sou feliz e levo a vida que gostaria?
- O que me faz bem?
- Desenvolvo diálogo na minha relação com a família?
- Os meus outros relacionamentos são saudáveis? Contribuem para que eu me sinta bem?
- Consigo me posicionar diante das pessoas?
- Cuido de mim antes de querer cuidar do outro? 
- Faço boas escolhas?
- Cultivo relacionamentos amorosos incluindo liberdade e respeito?
- Do que eu tenho medo?
- Eu me conheço?  
- Sei o que quero e tenho coragem para ir atrás dos meus sonhos?
- Reconheço o que me limita e dou conta de trabalhar minhas dificuldades?  
- Tenho cuidado dos meus pensamentos e ações? 

São muitas perguntas que podem levar a nos conhecer e ser mais honestos com a gente mesmo, obtendo um relacionamento melhor com a mente e mais satisfação pessoal.

Indico a página da campanha no face, o insta e o site para quem quiser saber melhor e acompanhar, mais que isso, indico que cuide muito de si, cuide muito bem da sua saúde mental e do seu bem estar, para que esteja sempre evoluindo e envolvido consigo mesmo!

"Quem cuida da mente, cuida da vida!"

Espero que tenha contribuído de alguma forma, 
Até logo!


Ana Carolina Andrade Porto é psicóloga na Vínculo Psicologia Clínica e Consultorias
Instagram @vinculopsicologia


___
"Sem Saúde Mental não há paz, não há sossego, não há harmonia nas relações e nem energia para cuidar das coisas da vida, da vida da gente e da vida de quem amamos. Investir em Saúde Mental é investir em tudo aquilo que nos move, nos sustenta e nos capacita para uma vida saudável, plena e cheia de realizações de tudo aquilo que todo ser humano merece e é capaz de conquistar!" Janeiro Branco.

Gostou? Não se esqueça de se inscrever para mais conteúdos relevantes.

Participe da comunidade via email

* indicates required



Grande abraço!

Um comentário: