Como manter a casa organizada está ajudando pessoas na saúde mental. - O Espaço - Equilíbrio, empatia e prática Como manter a casa organizada está ajudando pessoas na saúde mental.

Como manter a casa organizada está ajudando pessoas na saúde mental.

2017/04/28 | Nenhum comentário | |

A neurociência comprova. Manter a casa organizada, com locais ordenados, arejados e cheios de energia é associado por nosso cérebro como bem-estar e equilíbrio.

Como manter a casa organizada


Foi durante o inverno de Budapeste que, por duas vezes, pensei que fosse morrer.

Um dos motivos de fazer intercâmbio era pra aprender a me virar. “Vou passar uns perrengues pra poder virar gente”. Só não sabia que esses perrengues me fariam perder a luz no fim do túnel. “Como vou virar gente, se não consigo sair dessa?”

A primeira vez foi numa sexta feira. Eu havia acabado de chegar de uma viagem muito cansativa e estava com uma sensação estranha. Tomei banho, arrumei o pijama e deitei na cama. Mais ou menos uma hora depois, dou um salto da cama. Respiração ofegante, o ar não entrava e forte dor no peito. Uma parada cardíaca? Tinha quase certeza que sim.

Ligo para a urgência, serviço em húngaro, não sei como, mas na hora me entenderam. Fui para o hospital de ambulância e com muito medo de morrer longe da família.

casa desorganizada, mente desorganizada

Eis que chego ao hospital, a dor passa, mas a sensação estranha não e a vontade de chorar é quase incontrolável. Os médicos olham tudo. Check-up geral. Viro a noite fazendo exames... E nada! “Tudo está ok”, eles diziam...

Da segunda vez não foi muito diferente. Era festa de aniversário da francesa que morava no quarto dos fundos. Gente de todo canto do mundo. Ambiente super agradável e eu apenas não conseguia estar presente. Não conseguia conversar, não conseguia ouvir, queria fugir, gritar... Fiquei 10 minutos na festa e tentei dormir. Mais ou menos uma hora depois, tudo se repetiu... Bateria de exames novamente... E nada.

A partir daí que fui me dando conta que meu problema talvez não fosse do coração. Só lá na frente descobri que esses ataques, na verdade, foram ataques de pânico.

Logo chegou a virada do ano. As ruas mais felizes, piscando e enfeitadas. O clima era muito bom, iríamos entrar em 2015.


Viajei com meus amigos por 20 dias e isso me fez muito bem. Conhecemos vários lugares e a atmosfera de natal era ótimo. Mas ainda assim continuava estranho, às vezes querendo chorar sem motivo. Sentia um vazio apertado no peito.

Na última noite, fui acometido por uma tristeza profunda. Era uma mistura de melancolia e aflição ao mesmo tempo e tão forte que não consegui dormir. O quarto em silêncio, todos apagados, exaustos e eu ali, sem pregar os olhos, sem saber se queria me entender ou se queria apenas sumir.

Aos poucos, tudo foi fazendo sentido... Eu não queria voltar pra casa! Não queria mesmo, rever aquele lugar palco de tanto sofrimento. Logo agora que estava esquecendo-me de tudo aquilo...

Desembarcando em Budapeste novamente, percebi como amava aquela cidade e como estava com saudades! Foi um pouco confuso, mas me sentia feliz com as pessoas, os lugares e até a voz da moça do metrô. Então, qual era o problema? Descobri rapidinho... Ao entrar em casa.

Quando coloquei o pé pra dentro, o peso do ambiente me invadiu. Senti medo. A casa, que já era triste, também estava vazia. Sentado na minha cama, só conseguia chorar. Pela segunda noite, insônia. E ali terminei de montar o quebra-cabeça. O ambiente da minha casa estava carregado!



Tem gente que vai dizer que é coisa de outro mundo.
Tem gente que vai dizer que é coisa da minha cabeça, afinal eu já estava doente.
Tem gente que vai dizer que é tudo uma questão de energia.

Mas no fim, isso pouco importa. A verdade é que um ambiente em harmonia, iluminado e organizado faz diferença, influencia e causa grande impacto emocional. Compreendi isso da pior forma e depois de muito sofrimento. Mas ainda não era tarde demais.

Passei o inverno sentindo a ansiedade viva em meu corpo e a depressão todos os dias batendo na porta. Cuidar do meu ambiente foi um passo fundamental para a recuperação. Caminhando lentamente no fundo do poço, recuperei o sentido das coisas, me relacionando melhor com o meu lar.

Organização emocional


Muitas pessoas, assim como eu, descobriram na relação com o ambiente, a oportunidade de se conhecer melhor, de reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão... De encontrar paz.

A neurociência comprova: nosso cérebro associa nosso bem-estar e equilíbrio a locais ordenados, arejados e cheios de energia. Por isso, não é de se espantar que pessoas, assim como eu no passado, estejam com mente e emoções cheios de confusão e desordem, sem entender que o próprio lar pode estar diretamente ligado.

Também não é de se espantar que as pessoas estejam reassumindo o controle de suas vidas através do cuidado com o externo. A sensação de pertencimento, de dever cumprido, de harmonia e de paz é sem igual.

É por isso que eu quero dividir com você o curso Organização Emocional da Pati Penna. Pati é uma especialista que vem ajudando pessoas a reencontrar o equilíbrio através da otimização de seus ambientes.

organização emocional da pati penna


Sem a necessidade de comprar coisas novas, ela nos mostra, entre muitas outras coisas, como aproveitar melhor os nossos espaços com o que já possuímos, colocando personalidade nesses espaços e, como consequência natural, nos dando sensação de equilíbrio.

E nos mostra como, a partir disso, conseguimos organizar melhor os nossos espaços internos, valorizando também nossa sensação de harmonia e equilíbrio interno, reforçando nossa autoestima e paz de espírito.

Como manter o ambiente organizado

Objetivos de Organização Emocional:

Paz e harmonia
Como conquistar paz e harmonia dentro de casa.
Aconchego
Como transformar a sua casa no lugar mais acolhedor do mundo.
Zero Custo
Como transformar a energia da sua casa sem gastar dinheiro.
Descarte
Os 2 critérios essenciais para descartar o que está em excesso.
Organização
Aprenda qual a melhor forma de organizar na prática cada cômodo da casa.
Feng Shui
Aprenda como aplicar a técnica de maneira correta.

Conteúdos trabalhados:

> Sua casa ideal;
> Passo a passo para descartar com eficiência máxima;
> Guia completo para organizar cada cômodo;
> Os melhores Organizadores para cada cômodo;
> Guia da Rotina Organizada, leve e produtiva;
> Feng Shui para se aplicar sozinho;
> Como manter a casa energizada e harmônica;

Organizados em:

> Vídeo Aulas em 05 módulos;
> E-books exclusivos;
> Aulas em áudio;
> Suporte para dúvidas por email;
> Whatsapp direto com Pati Penna;
> Comunidade Fechada do Facebook <3

Garantia e bônus

Tenho muito apreço e respeito pela comunidade que criamos no O Espaço e por isso tomo cuidado ao oferecer algum material. Assim sendo, compartilho com você a oportunidade do curso Organização Emocional com muita responsabilidade.

Nele, Pati dá 7 dias de garantia incondicional, sem taxas de devolução, sem multas, e sem burocracias. Você transforma sua casa ou tem seu dinheiro de volta.

Pela parceria que fizemos, Pati disponibilizou dois bônus para nós aqui do blog.

> Planner da Pati Penna - Folha de Agenda dividida em horas e dias da semana para Organização Pessoal

> eBook - Os 3 Pilares da Rotina Organizada Para Muheres

Então caso você compre o curso por aqui, mande um email pra mim que eu disponibilizo os bônus de imediato, ok?

É possível reassumir o controle da nossa vida! 
Te desejo grandes transformações.

 Faça bom proveito de todo material.

como organizar casas


Os 3 principais erros de quem tenta manter a casa organizada.

Você é daqueles que sempre promete mudar de vida no fim do ano? Começar algo novo, abandonar velhos hábitos, fechar ciclos que nunca são fechados...

Ano após ano... E nunca dá certo... Já se perguntou porque isso acontece? Mudar de hábitos realmente não é fácil.

Segunda uma pesquisa americana:
> 30% das pessoas se prendem as coisas devido a economia.
> 56% das pessoas não gostam de jogar as coisas fora ou não sabem o que jogar.
> 70% das pessoas precisa de ajuda para se organizar.

Confira os 3 principais erros de quem busca manter o seu ambiente organizado:

1) Você está tentando organizar a bagunça.

Você nunca vai conseguir criar um sistema organizado em cima da bagunça. Tudo o que não tem utilidade e que ocupa espaço desnecessário precisa ser desfeito. Coisas velhas esperando conserto e reparos, coisas dos outros, coisas que não fazem mais parte da nossa realidade, mas estão sempre no caminho.

Livre do que não precisa mais, você vai entender o que tem mais valor pra sua experiência.

2) Você tem muita coisa pra organizar.

A onda do consumismo cada vez mais nos cria falsas necessidades e faz com que busquemos sempre novas coisas. O problema é que, apesar da vontade de aquisição ser ilimitado, nosso espaço tem um limite e devemos procurar trabalhar dentro dele.

Aprenda a dividir, praticar o desapego, ajudar alguém que está mais necessitado. Fará bem para você e para o outro.

3) Você não tem um grande objetivo.

Se você tentar se organizar apenas por organizar, já te adianto: não dará certo. Tenha em mente um objetivo. Mais harmonia? Mais praticidade? Mais equilíbrio? Paz de espírito? Economia?

Trace a sua grande meta e tenha ela sempre em mente. Você ficará feliz com a evolução de sua caminhada.

Eu acredito que o curso Organização Emocional vai te dar o apoio necessário para superar esses três itens.


Como manter a casa organizada



Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário